|
Artigos
Vitamina C da dieta pode proteger contra
câncer bucal
Homens que comem
regularmente laranjas ou outros alimentos ricos em vitamina
C, preferíveis à ingestão de suplementos de vitamina C,
podem estar reduzindo o risco de desenvolver pré-câncer
bucal, de acordo com os pesquisadores de Massachusetts.
Pesquisadores
avaliaram dados fornecidos por 42.340 homens cadastrados no
Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde,
observando a ocorrência de lesões bucais pré-malignas, uso
de suplementos nutricionais e a própria dieta relatados em
intervalos de dois a quatro anos entre 1986 e 2002.
Os participantes com as maiores
ingestões nutricionais de vitamina C tinham 50% de redução
no risco de desenvolver pré-câncer bucal em comparação com
os que tinham baixa ingestão. Nenhuma redução de risco foi
observada em participantes que usavam suplementos de
vitamina C.
Os pesquisadores teorizam que
algum componente em alimentos ricos em vitamina C, ou uma
interação entre eles, pode oferecer proteção contra o
pré-câncer bucal e estimulam uma dieta que inclua alimentos
ricos em vitamina C e uma variedade de nutrientes.
Os cientistas também examinaram a
ingestão de vitamina E, vitamina A e carotenóides e não
encontraram nenhuma evidência da relação entre pré-câncer
bucal e beta-caroteno, licopeno ou luteína/zeaxantina.
Homens que fumavam e
usavam suplementos de vitamina E e/ou suplementos de beta-caroteno
apresentaram um aumento do risco para pré-câncer bucal. Os
pesquisadores dizem que o aumento do risco para fumantes que
ingerem suplementos de vitamina E ou beta-caroteno deveria
ser estudado posteriormente.
Cerca de 29.000 pessoas tem diagnóstico de câncer da
cavidade bucal ou orofaringe nos Estados Unidos a cada ano.
Para
maiores informações sobre detecção de câncer bucal,
diagnóstico e tratamento, visite o site do
National Cancer Institute
no
www.cancer.gov/cancertopics/wyntk/oral (em inglês).
Voltar
|